segunda-feira, 8 de junho de 2009

É Festa Junina!



Bandeirinhas penduradas, fogueira estalando e balão voando. É festa junina! O mês de junho é marcado pelas animadas comemorações a Santo Antonio, São João e São Pedro. É barraquinha de comida aqui, quadrilha ali, forró acolá, e muita diversão nos vários arraiais do Brasil.


Festa junina

As festas juninas chegaram ao nosso país com os colonizadores portugueses. Na Europa, as celebrações do mês de junho tinham a função de marcar o início do verão.

Com a expansão da fé católica, durante a Idade Média, as festas juninas passaram a celebrar, então, um santo muito popular, São João (24 de junho).



Caruaru: Maior São João do Mundo

O nome “festa junina” tem origem justamente no nome de São João (festa joanina). Ao chegar no Brasil, a festa trazida pelos portugueses misturou-se com as tradições indígenas e africanas.

Em pouco tempo, a famosa celebração de além mar ganhou características tipicamente nacionais. As várias guloseimas de milho, o quentão e o forró, por exemplo, são elementos próprios da nossa gente.



Festa junina em Campina Grande

Atualmente, a cidade de Caruaru, em Pernambuco, é considerada pelo Guinnesss Book o Maior São João do Mundo, embora, as localidades de Campina Grande, na Paraíba, e Mossoró, no Rio Grande do Norte, estejam querendo lhe roubar a posição.


Na Europa, as festas juninas são ainda hoje celebradas em países como Portugal, França, nos países Nórdicos e países Bálticos. Uma das semelhanças com as comemorações brasileiras é a formação de uma grande fogueira para São João.

Agora que já aprendeu um pouco de história, não fique aí parado, vá logo aproveitar a festa, antes que acabe!

(http://clickeaprenda.uol.com.br/cgi-local/lib-site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=m&disc=NOT&codpag=NOT0906080401)

Nenhum comentário:

Postar um comentário